Cacau

O Cacau o fruto da Árvore da Vida.

Os brasileiros costumam chamar o cacau de árvore da vida e isso não é sem razão: rico em substâncias benéficas e usado em uma infinidade de receitas para produzir chocolate, o cacau tem uma história repleta de intensidade, dramaticidade, emoções, alegrias e sabores.


Preferência antiga

Ao analisar vasos de cerâmica com 3.100 anos de idade, uma equipe de cientistas americanos encontrou traços de cacau que indicava que os habitantes de Puerto Escondido, uma cidade de Honduras, na América Central e que foi parte da área que os antigos Maias ocuparam, já sabiam fermentar o cacau para gerar um chocolate rudimentar.

Cacau Moeda

De tão valioso o cacau era usado como moeda e podia ser usado até para comprar um escravo, que chegava a custar 100 sementes de cacau.

Nascidos do tronco

Ao contrário das outras frutas, o cacau nasce diretamente do tronco da árvore. O Cacaueiro pode chegar a ter 12 metros de altura, enquanto que cada fruto tem entre 12 e 40 centímetros de altura.

O Cacau no Brasil

Segundo pesquisas, o cacau começou a ser produzido no Brasil no século XVIII graças a Louis Frederic Warneaux, colono francês que plantou cacau na fazenda Cubículo, localizada na capitania de São Jorge dos Ilhéus, atual Canavieiras, município baiano.

O Cacau no Mundo

Atuamente os maiores países produtores de cacau no mundo são Gana, Camarãoes, Nigéria e Costa do Marfim, todos localizados no Oeste da África e que reunem mais de 60% da produção mundial de cacau. Em todo o mundo as plantações de cacau ocupam mais de seis milhões de hectares de cacau, sendo que Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Inglaterra e França são os maiores importadores, recebendo cerca de 60% da produção mundial.

A Vassoura-de-Bruxa na Bahia

A praga conhecida como vassoura-de-bruxa devastou as plantaçõess de cacau na Bahia em 1989 e com a perda da produção o Brasil deixou de ser um grande exportador de cacau e passou para a condição de importador de cacau. A vassoura-de-bruxa, provavelmente originária da região amazônica, faz com que os ramos do cacaueiro fiquem secos como como uma vassoura velha e não produza mais. Com a derrocada de muitas plantações na Bahia, a produção total do Brasil atualmente corresponde a pouco mais de 4% do mercado mundial de cacau.

Os Estados produtores

A produção de cacau no Brasil acontece nos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato-Grosso, Pará¡, Rondônia e Amazonas. O estado da Bahia, mesmo tendo sua capacidade produtiva reduzida em 60% após a praga da vassoura-de-bruxa, ainda é o maior produtor do Brasil com um total superior a 62% de todo o cacau produzido no Brasil e produção anual superior a 180 mil toneladas. No entanto, a cidade que mais produz cacau no Brasil é a cidade de Medicilândia, no Pará¡, com produção anual superior a 90 mil toneladas de cacau.

100% de Aproveitamento

Do cacau se aproveita tudo: sua casca vira farinha que é usada na alimentação de bovinos, suínos, aves e peixes, enquanto sua polpa é preparada na forma de sucos e usada para produção de polpa congelada e as sementes irão dar origem aos mais saborosos chocolates em todo o mundo. É ou não uma fruta divina?