Cascatas de Chocolate

A Mr Fondue alavancou a história da cascata de chocolate no Brasil

Foi através da Mr Fondue que o Brasil passou a conhecer a maravilhosa cascata de chocolate. E para isso a Mr Fondue precisou aprender muito sobre cascatas de chocolate e como adoramos compartilhar conhecimento, segue a relação dos principais tipos de cascata de chocolate:

Micro Fonte de Chocolate

São fontes de chocolate muito pequenas com apenas um botão controlador, o que significa que é preciso primeiro aquecer a base da máquina onde será colocado o chocolate para depois fazer o motor funcionar. Possuem base, torre e rosca em plástico e não são apropriadas para uso em eventos.

Mini Fonte de Chocolate

São fontes de chocolate pequenas, com capacidade de um quilo de chocolate por carga e altura de 41cm. Possuem controlador de temperatura com uma única opção de aquecimento e base coberta ou por folha de inox ou por plástico resistente. São recomendadas para uso doméstico, mas existem pessoas de empresas muito pequenas que as utilizam como cascatas de chocolate princiais em eventos, mesmo com o grande risco delas pifarem devido ao uso intenso. A mini fonte de chocolate pode ser combinada com outras fontes de chocolate profissionais para compor uma mesa com fondue de chocolate, mas não deve ser utilizada isoladamente ou mesmo combinada com outras mini fontes de chocolate.

Fonte de Chocolate Profissional tamanho Médio até 55cm

São fontes de chocolate com capacidades que variam entre três e até nove quilos de chocolate e cuja altura varia entre 50 e 55cm de altura. São fontes mais robustas e bastantes versáteis que permitem diversas utilizações em eventos, desde cascata de chocolate principal em pequenos eventos até cascatas de chocolate complementares em eventos maiores. São resistentes e em aço inox. As melhores possuem base removível e termostato com diversas graduações de temperatura.

Fonte de Chocolate Profissional tamanho Médio até 70cm

São fontes de chocolate extremamente robustas, com termostatos digitais e capazes de suportar carga de uso intenso. Com capacidade variando entre cinco e dez quilos são indicadas para eventos de quaisquer portes, seja como cascata de chocolate principal ou para compor uma mesa com cascatas de chocolate maiores.

Fonte de Chocolate Profissional tamanho Grande

São fontes de chocolate classificadas mundialmente como "catering fountains", com pelo menos 90cm e usadas em grandes eventos. Com capacidade variando entre dez e até vinte quilos por carga, são muito resistentes e incorporam as melhores tecnologias utilizas nas cascatas de chocolate. Pode ser usada como única e principal cascata de chocolate em um evento ou acompanhada de outras cascatas de chocolate menores.

Fonte de Chocolate Mista ou Dupla

As fontes de chocolate não param de receber inovações por parte da indústria e, seja para melhorar a robustez dos equipamentos ou para criar novos formatos de ties que permitam fluxos diferenciados da cascata, as novidades não param. No entanto, uma das criações mais comentadas é a da cascata de chocolate mista ou dupla, que pode receber dois tipos de chocolate no mesmo equipamento, mas apesar de formarem um visual elegante - normalmente com chocolate ao leite e branco jorrando simultaneamente e lado a lado no mesmo equipamento - as cascatas mistas ou duplas ainda não atingiram o patamar de credibilidade para introdução confiável no segmento de catering, então é como dizemos aqui na Mister Fondue: "se não ajuda 100% o evento do cliente, não adotamos."