Fonte de Chocolate e Fontes de Chocolate

O Chocolate conquistou os paladares e os corações da humanidade.

O chocolate também deu origem a uma infinidade de histórias, fatos, causos e curiosidades, que são contadas de geração em geração por aqueles que se envolvem com essa preciosidade que alimenta, acalenta, alivia, estimula, enamora, apaixona, ajuda a sarar, remedia, aproxima e encanta. A seguir a Mr Fondue Cascatas de Chocolate relaciona uma pequena amostra das curiosidades acerca do chocolate:


A opinião de Hernán Córtez

Ao ser questionado sobre o recém descoberto chocolate, Hernán Cortéz, o explorador espanhol responsável por levar sementes de cacau para Espanha no ano de 1528, declarou: "com uma xícara de chocolate, um homem pode caminhar o dia inteiro sem comer." Espanha, século XVI.

O status sagrado do Chocolate

Para os Maias, para os Astecas e para os Toltecas, o chocolate era sagrado e consumido pelos seus sacerdotes em seus rituais e cerimônias religiosas.

Chocolate afrodisíaco?

Montezuma, rei dos Astecas, tinha um harém com 200 esposas e segundo relatos dos Espanhóis que acompanhavam Cortéz, o rei tomava cerca de 50 cálices de cacahuatl para poder dar conta de tantas mulheres. Graças a essa história o chocolate adquiriu uma grande fama de afrodisíaco em toda a Europa.

As denominações do Chocolate

Se usa chocolate em inglês, português e espanhol. Em francês se usa chocolat, em italiano cioccolata, em alemão shokolade e em holandês chocolade. No entanto, a denominação original dos maias era xocolatl.

As cifras do Chocolate

O mercado mundial de chocolate é estimado em mais de 60 bilhões de dólares por ano.

Amêndoas e Amendoins

Os fabricantes de chocolate consomem juntos mais de 40% da produção mundial de amêndoas e mais de 20% da produção mundial de amendoins.

Os maiores consumidores

Os suiços são os maiores consumidores de chocolate no mundo. Logo depois estão os noruegueses e os belgas, holandeses e alemães.

Chocolate e o humor

O chocolate é reconhecidamente associado a melhorias no humor, especialmente para as mulheres. Isso ocorre porque o chocolate estimula a produção da feniletilamina e serotonina no organismo, substâncias que causam e estão associadas a sensação de bem-estar.

Doce, Salgado, Quente, Frio, Líquido ou Sólido

Vocês já pensaram na versatilidade do Chocolate? Doce de chocolate é comum, mas sabia que existe uma receita Mexicana que inclui chocolate e sal no molho de carne? O Chocolate pode ser consumido aquecido (hot chocolate - chocolate quente) ou frio (sorvete, pudim, pavê etc. E Líquido (novamente o chocolate quente) ou sólido, como por exemplo nas barras que adoramos.