Bahia lança o projeto "Estrada do Chocolate"


A primeira estrada temática da Bahia foi lançada recentemente, durante a Fenagro - Feira Internacional da Agropecuária. O projeto, fruto de parceria entre as Prefeituras de Ilhéus e Itabuna, com o Governo do Estado da Bahia, o Costa do Cacau Convention Bureau e a Associação de Turismo de Ilhéus, lança as Rotas do Cacau e vai oferecer para os turistas informações sobre a produção do chocolate através de visitas as fazendas que existem ao longo da Rodovia Estadual BA-262.

No roteiro estarão locais históricos, rios, cachoeiras, fábricas do parque moageiro do cacau, e fábricas de chocolate gourmet, promovendo desta forma, uma integração ampla entre o cacau, o chocolate, as fazendas produtoras e as fábricas.

Chocolate Rosa de Barry Callebaut cria uma nova categoria de chocolates


Obtido sem a adição de aromas ou corantes, o novo chocolate rosa de Barry Callebaut será colocado ao lado dos tradicionais chocolate ao leite, preto e branco, gerando uma nova e inédita categoria de chocolates, denominada de rosa, que por enquanto contará apenas com os produtos da fabricante suiça. Apesar de ter sido divulgado recentemente, o Rubis, nome dado ao chocolate em referência a uma variedade de cacau do mesmo nome, já conta com mais de 13 anos de pesquisa entre os ateliês de chocolate do grupo.

Lei propõe que Chocolate deve ter pelo menos 27% de Cacau


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço aprovou um Projeto de Lei que aumenta de 25 para 27% o percentual necessário de cacau dos chocolates produzidos no Brasil. A proposta, que ainda espera pela aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, estabelece 10 anos para a indústria nacional se adequar à nova norma e busca melhorar a qualidade dos chocolates brasileiros.

Ovos de Páscoa menores em 2016


A Páscoa de 2016 trará ovos menores: para ficarem mais acessíveis e minimizarem os impactos nos custos do aumento do dólar, muitos fabricantes de ovos de chocolate estão reduzindo os tamanhos e oferecendo ovos menores. Alguns ovos tiveram redução de 70 gramas em seu peso e alguns produtores, como a TopCau, estão lançando miniovos, também para facilitar a aquisição por parte dos consumidores.