Por que gostamos tanto de chocolate?



Por que gostamos tanto de Chocolate?


O que faz o chocolate ser tão apreciado? Por que povos de tão diferentes culturas compartilham o gosto e o desejo pela iguaria feita com a amêndoa do cacau? E por que muitos, talvez a maioria, associam chocolate à felicidade? E ainda, por que toda vez que ligamos a cascata e o chocolate começa a jorrar caudalosamente isso geralmente atrai a atenção de quem está por perto?


São muitas perguntas e talvez poucas explicações para tais, pois o chocolate tem características únicas e uma história que justificam sua permanência entre uma das unanimidades globais. É fato que a maioria da população do mundo gosta de chocolate, algo que as estatísticas de consumo, que só crescem, confirmam.


Segundo a ABICAB, associação que representa a Indústria de Chocolates no Brasil, a produção brasileira de chocolate cresceu mais de 13% em 2016 e segundo o Statista, site especializado em estatísticas globais, o consumo mundial de confeitos de chocolate deve atingir 7.7 milhões de toneladas em 2019 enquanto as vendas no varejo de chocolate atingiram 101 bilhões de dólares só em 2015 ao redor do mundo.


Ok, as estatísticas comprovam, mas vamos lá: por que gostamos tanto de chocolate?


Porque é gostoso (óbvio), porque dá energia; Porque alimenta; Porque na história se sabe que no início, para os povos primitivos, o chocolate era algo ligado aos Deuses e quando foi para Europa inicialmente era consumido apenas pelos Nobres - e isso pode ter gerado no inconsciente coletivo um desejo aspiracional crescente de consumir chocolate que ficou gravado desde os nossos antepassados; Porque o ser humano, apesar das culturas bem diferentes, compartilham do gosto pelo que é bom.


E por que associamos chocolate com felicidade? Basicamente por dois motivos:


O primeiro decorre do fato que crescemos associando chocolate à recompensas e a momentos felizes, pois o chocolate está presente em vários momentos lúdicos de nossa infância, em ocasiões familiares festivas, em momentos com ternura ou românticos e isso vem à tona quando degustamos um belo chocolate.


A segunda justificativa é que o chocolate aumenta a produção de serotonina, substância do cérebro conhecida como substância do bem estar e ligada à sensação de prazer, além disso o chocolate também estimula a produção e liberação da endorfina, que potencializa a sensação de prazer e felicidade. Ou seja, além de tudo, é também uma questão química.


E para finalizar: por que quando ligamos as cascatas e o chocolate começa a jorrar isso atrai atenção? Eu digo que são também dois motivos:


Primeiro porque a quantidade de chocolate nas cascatas, mesmo as pequenas, é muito maior da que estamos acostumados a comer, sejam em barrinhas, seja em trufas ou em doces e bombons.


Segundo porque as cascatas de chocolate da Mister Fondue jorram um puro, delicioso, caudaloso e aromático chocolate do qual praticamente ninguém fica indiferente! É uma mistura do som do chocolate jorrando, o aroma que exala e a imaginação de quem está por perto e já começa a pensar em provar aquele chocolate que brilha e atrai.


Se você gosta de chocolate, vai gostar da Mister Fondue!

Compartilhe: